Segundo LANDEIRA, o ensino da língua materna deve “promover o estudo e a reflexão linguística nas relações pertinentes das menores unidades da língua à sua realização social”. De que forma é possível integrar os estudos relacionados ao funcionamento da língua, seu uso e as implicações sociais desse uso no contexto da sala de aula?
Levando em consideração as observações de Landeira, o estudo da língua materna em sala de aula, tendo em vista a inter-relação tanto linguística como social, deve proporcionar aos alunos uma visão mais abrangente da situação do sujeito aprendiz, enfatizando sempre o embate que se dá a partir da relação entre o "EU" e o "Outro". Podemos, portanto, levar o aluno a refletir sobre o processo de aquisição da língua materna, que pressupõe sempre uma inter-relação com o grupo social a que pertence, levando-o a refletir portanto, como observa Evanildo Bechara, sobre as diferentes variantes linguísticas presentes em nosso idioma, bem como a norma padrão estabelecida pela gramática. Os alunos poderão, assim, refletir sobre a possível adequação entre o contexto da fala, e o uso que se faz neste contexto especifico, podendo refletir também, não só sobre os mecanismos de funcionamento da língua, como também as implicações que este mesmo mecanismo gera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário